quinta-feira, 11 de março de 2010

Conheça o movimento Livro Livre

O QUE É?

O Livro Livre Guaíba é uma iniciativa da Livraria Entrelinhas com apoio do Movimento Pro-cultura que visa difundir o hábito da leitura e formar novos leitores.

O conceito é inspirado no bookcrossing, prática difundida nos Estados Unidos e Europa que já conta com mais de 600 mil participantes em cerca de 130 países. Criado pelo programador Ron Hornbacker em 2001 como forma de rastrear livros pela internet, o bookcrossing virou um fenômeno que ultrapassa barreiras geográficas e até mesmo temporais.

A idéia por trás do Livro Livre é que os livros não possuem donos, e são na verdade um patrimônio cultural da humanidade. Por isso, devem ser continuamente transferidos para as mãos de novos leitores ao invés de serem esquecidos em estantes e prateleiras, acumulando poeira e relegados à mera condição de objetos decorativos ou itens de coleção. É como se o mundo todo fosse uma grande biblioteca.

Os livros participantes dessa ação contínua são identificados por uma etiqueta em seu interior que avisa ao leitor logo na primeira leitura: "Este livro não foi perdido nem esquecido". A etiqueta traz ainda um site www.guaibalivro.blogspot.com, que permite ao leitor adicionar críticas e comentários ao banco de dados do Livro Livre. Ao receber o "livro livre" o leitor assume o compromisso de passá-lo adiante após a leitura, deixando-o em um local público onde possa ser encontrado por um novo leitor.

COMO FUNCIONA?

Para participar do Livro Livre o leitor deve seguir três passos bastante simples: Ler, Registrar e Libertar. Libertar um livro é se desprender dele, deixar que ganhe o mundo e conquiste novos leitores. Ao colar uma etiqueta do Livro Livre em seu interior e deixá-lo em um bar, café, praça ou outro local público, é quase como se o leitor estivesse presenteando o livro com sua "carta de alforria", dando-lhe liberdade para conquistar e encantar outras mentes.

Os três passos ao encontrar um Livro Livre

Ler: Alguém gostou muito desse livro, o suficiente para desejar compartilhá-lo com outras pessoas, sejam elas quem forem. Leia-o com carinho.

Registrar: Insira seu comentário em www.guaibalivro.blogspot.com e registre suas impressões do livro, diga-nos o que achou dele, como ele chegou às suas mãos e, principalmente, onde. Isso permitirá que você e outros leitores dessa obra saibam por onde ela passou, e por onde um dia passará.

Libertar: Lembre-se que o livro que você tem em mãos não é um presente. Passe-o adiante, "esqueça-o" em um local público e bem movimentado, onde ele possa ser rapidamente encontrado por um novo leitor.

Os três passos para libertar um livro

Ler: Leia um bom livro e tome a decisão de compartilhá-lo com outras pessoas.

Registrar: Acesse o site www.guaibalivro.blogspot.com e inclua os dados básicos do livro, como título e autor em um comentário. Dizendo onde o libertou. Cole uma etiqueta do Livro Livre na capa interna do livro a ser libertado.

Libertar: Passe-o adiante, "esqueça-o" em um local público e bem movimentado, onde ele possa ser rapidamente encontrado por um novo leitor.

3 comentários:

  1. Quem for libertar livros, por favor envie o título e autor para incluirmos na relação de livros que serão libertados dia 21 na beira.

    ResponderExcluir
  2. Oi Guima vou libertar 20 livros de minha autoria.O Livro será CAMINHOS que publiquei em 2006.Mando pela Janaina,pois estarei viajando no feriado vou libertar alguns livros em Urguaiana rs.Abraços Vera Salbego

    ResponderExcluir
  3. Ótima essa ideia!!! Gostaria muito de encontrar um livro pela rua, ler e liberta-lo.
    Sensacional.
    Parabéns.

    ResponderExcluir